Ler . Sentir .

Sê bem-vindo ao meu mundo.

Incompleta-mente Falando.

Há quem escreva para parecer bem ou ficar bonito, eu escrevo porque me dá prazer. Escrever é uma paixão, uma terapia, um impulso. Escrevo porque sou sã e louca. Escrevo porque vivo e existo.

[...]

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Hamlet - William Shakespeare


Hamlet
[...]
Deixai que não lembre… fragilidade teu nome é mulher!
[...]

Ophélia

Nos últimos tempos, meu senhor,
Muitas vezes me deu sinais de seu afecto.
Não sei, que deva pensar.
Ele tratou-me sempre com amor
De um modo muito honrado.
E às suas palavras deu sempre garantia
Invocando o céu com as promessas mais sagradas!
[...]



Hamlet


Ser ou nao ser, é isso a questão,
Será mais nobre deixar que o espírito suporte
Os golpes e as setas da fortuna ultrajente
Ou erguer armas contra um mar de angústias
E, não aceitando, pôr-lhes termo? Morrer, dormir,
Dormir e talvez sonhar.
Ai, mas aqui é que está o difícil -
Pois que sonhos surgirão nesse sono da morte
Quando tivermos despido o tumulto mortal?
É isso que nos detém - esta é a suspeita
Que dá tão demorada vida ao sofrimento.
[...]
Se, com um punhal, pudesse
Criar ele próprio a sua paz. Quem quereria
Levar os fardos e gemer e suar sob uma vida exuasta?

Mas terror de alguma coisa que está depois da morte
- País desconhecido de cujas fronteiras
Nhum viajante regressa - Perturba o nosso desejo
Eleva-nos a suportar mal que temos
E a não voar para males dos quais nada sabemos.

[...]

Ophélia - Meu bom senhor, tenho lembranças vossas
Que há muito tempo vos quero devolver.
Peço, recebei-as agora.

Hamlet - Não, eu não;
Nunca te dei nada.

Ophélia - Meu honrado senhor, bem sabeis
Que as haveis dado e com elas
Palavras compostas por tão doce alento
Que as coisas se tornaram mais preciosas.
Perdido o perfume, retomai as coisas.

Para um espirito nobre, quando que dá mostra rudeza, Os mais valiosos presentes empobrecem.
Tomai, meu senhor.



[...]



Passagens de Monólogos/Diálogos - Hamlet, William Shakespeare - Teatro - 4 de Março de 2008

Nenhum comentário: